sexta-feira, 23 de março de 2012

UPCYCLING ou a arte do lixo


Upcycling 

É o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Neste processo são utilizados materiais no fim de vida útil sem modificar as suas formas e características  dando-lhes uma nova utilidade. Este processo é o contrário da reciclagem, que usa energia para destruir a forma e a transformar em algo novo.


TIM NOBLE e SUE WEBSTER

  Este casal de artistas plásticos formados na década de 80 na Nottingham Trent University desafiam todas as convenções no campo das artes visuais propondo um trabalho baseado no lixo.

  Utilizando uma técnica de união e aglutinação de objetos de lixo encontrado nas ruas das grandes cidades e aplicando uma luz direcionada sobre as suas instalações feitas de pilhas de lixo, obtêm como resultado sombras projetadas  numa parede que nos remetem para representações realistas de figuras humanas e animais nas mais diversas posições e cenários. 

São trabalhos bastante precisos e minuciosos para que as sombras reproduzam as imagens reais idealizadas pelos artistas.

   De um modo inteligente e bem humorado eles fazem o publico refletir sobre o problema do lixo nos centros urbanos e as consequências da sua acumulação. As sombras retratam seres humanos em atitudes de indiferença e alheamento tal como algumas pessoas no seu dia a dia em relação ao lixo.

   Tim Noble define a sua arte como o seu “pior pesadelo”, pois chega-se ao ponto de ter de se trazer lixo das ruas empilhando-o em galerias de arte para lembrar a todos a  irresponsabilidade do ser humano em relação ao ambiente.




Sakaya Ganz

Sakaya Ganz é uma artista japonesa que cria esculturas com objetos de plástico  descartáveis, como talheres de plástico e outros a que chama “reclaimed object sculptures” (esculturas de objetos recuperados).   . Este tipo de trabalhos é conhecido como , upcycling, repurposing ou art eco.
   Segundo a artista ela pretende retratar nas suas obras a vida, a energia e movimento dos animais ou outras formas naturais.

   A sua obra inspira-se e baseia-se na filosofia do xintoísmo japonês que acredita que os materiais descartados fora do tempo choram nas latas do lixo.

 O  processo que usa é muito espontâneo, mas não aleatório. Existem no decorrer da criação, alguns itens que podem ser trocados, selecionando cada peça separadamente para compor alguma curva específica ou preencher a escultura em algum determinado comprimento.

 É como um quebra-cabeças. A artista começa com objetos individualmente selecionados, determinando depois como eles se podem  juntar  para criar um todo que parece vivo.
   Os trabalhos com objetos de plástico foram desenvolvidos com o tempo enquanto  era estudante e fazia pós-graduação.

   Depois de ter uma ideia e antes de iniciar cada obra faz estudos e uma pesquisa preparatória, no entanto ela está sempre a recolher materiais para eventuais e futuras utilizações.
   Ela seleciona os objetos e separa-os em grandes caixas de plástico divididas em tipos de materiais e cores. Existem objetos que passam algum tempo sem serem usados em nenhuma escultura.

 Por vezes também costuma comprar alguns objetos que necessita para poder usar em determinado espaço das suas criações.
   Trata-se de um tipo de arte sustentável, já que não utiliza novos materiais usando basicamente aqueles que seriam deitados fora e destinados ao lixo. 





Jason Mecier

Este artista norte americano utiliza lixo para retratar celebridades do mundo da arte, do cinema e da música.
Ele transforma materiais considerados inúteis ou “lixo” por algumas pessoas,  em obra de arte. Mecier junta pílulas, embalagens, latas, garrafas e papéis e todo o tipo de pequenos objetos em quadros que formam os rostos de grandes personalidades. Faz também retratos com diversos tipos de comida.
Elvis Presley
 De acordo com o artista essa iniciativa surgiu da sua paixão por colecionar coisas, o que acaba sendo uma forma de reciclagem.

Há mais de dez anos, o artista Jason Mecier começou a criar no seu atelier retratos das suas celebridades favoritas, como o artista plástico Andy Warhol, a cantora Pink e o empresário Donald Trump.
Louis Armstrong
Para criar o retrato de Warhol, Mecier usou latas de sopa Campbell, que o famoso artista americano imortalizou em suas pinturas de 1962.
Jason Mecier trabalha na Califórnia, Estado americano que concentra grande parte das celebridades do mundo do cinema, música e televisão dos Estados Unidos.
Kelly Osbourne
Os objetos que utiliza para formar os retratos têm quase sempre uma ligação à pessoa representada. Ele demora em média cerca de 50 horas para formar cada retrato.
A sua obra é exibida em galerias de San Francisco e Los Angeles e foi publicada em algumas revistas americanas.
Debbie Reynolds
Mecier conta que recebeu elogios de algumas pessoas famosas que retratou, como Boy George e Debbie Reynolds.





Sem comentários:

Enviar um comentário