quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fotógrafos portugueses - CARLOS RELVAS




Carlos Relvas, auto-retrato, 1870

      Vídeo - A vida de carlos Relvas *
  Figura notável da 2.ª metade do Século XIX, foi o nome que mais contribuiu para o desenvolvimento da fotografia em Portugal, e um dos principais no Mundo, nasceu na Golegã em 13 de Novembro de 1838 e viria a falecer na mesma vila no dia 23 de Janeiro de 1894 (encontra-se sepultado, juntamente com a sua primeira mulher, falecida em 1887, em jazigo de família, no cemitério da Golegã); filho do abastado lavrador ribatejano José Farinha Relvas de Campos (que fundou importantes estabelecimentos agrícolas e uma grande casa na Golegã onde exerceu, por muitos anos o cargo de Presidente da Comarca) e de D. Clementina Amália Mascarenhas Pimenta. Veio a casar, em primeiras núpcias, com D. Margarida Amália Mendes de Azevedo e Vasconcelos, filha dos Condes de Podentes (família ilustre e rica da Beira Alta), Jerónimo Dias de Azevedo Vasques de Almeida e Vasconcelos e D. Maria Liberata da Costa Mendes de Azevedo, com uma ainda maior fortuna, pôde com segurança, entregar-se à administração das suas propriedades. Não descansou, como muitos dos seus contemporâneos, sobre os fáceis favores da riqueza que outros tinham acumulado. Com efeito, se olharmos ao trabalho que desenvolveu em diversos domínios, verifica-se que o ócio nunca foi o seu modo de vida. Bem pelo contrário, a qualidade e perfeição do que se realizou demonstram sempre um esforço árduo que só uma dedicação extrema possibilitava.
Vídeo - A Obra de Carlos Relvas *

Casa-estúdio de Carlos Relvas, Golegã, 1876 *

Vídeo - A Casa-Estúdio *


Vídeo - O jardim da Casa-Estúdio *

   Fidalgo da Casa Real, grande amigo do rei D. Luís, comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, lavrador, proprietário de diversos estabelecimentos agrícolas e de dois palácios (onde por várias vezes hospedou a família real), foi admirado pela sua elegância, perícia e arte como cavaleiro e toureiro amador, distinto desportista, hábil atirador de pistola e carabina, destro jogador de pau, de florete e de sabre, inventor de sucesso, músico, foi também notável na equitação, artista fotógrafo colocado na primeira fila entre os seus contemporâneos, ficou conhecido pelo nome abreviado de Carlos Relvas.
Carlos Relvas e família. A mulher Margarida Relvas e os filhos José , Francisco e Clementina. 1866-67
   Usou parte da fortuna herdada, na edificação de um palacete de estilo romântico, onde construiu o seu estúdio de fotografia (considerado um dos primeiros ateliers de fotografia do mundo). Nesta área, entre 1862 e 1894, desenvolveu um trabalho que o tornaria um dos grandes fotógrafos amadores do século XIX em Portugal.
Museu Casa-Estúdio de Carlos Relvas na atualidade
Rei D. Luis, 1880 *
   Foi distinguido diversas vezes nos maiores certames internacionais de fotografia da época, recebeu quatro diplomas e foi eleito membro honorário de três instituições de fotografia e membro efectivo de muitas outras, como a Société Française de Photographie (entré 1896-dossier n.º 0351).


Medalha de prémio atribuído a Carlos Relvas  na exposição universal de Paris de 1878  *
   Ainda nesta área, aperfeiçoou ingredientes químicos, traduziu obras de especialistas e escreveu para revistas. Apresentou em Viena de Áustria, em 1873, um sistema com várias objectivas, denominado multiplying camera.


Câmara  objetivas e utensílios fotográficos na casa museu
   Além da fotografia, Carlos Relvas era um apaixonado da cavalaria e dos touros. Por isso, financiou a construção da praça de touros da Golegã, na altura ligada ao seu atelier por um corredor de acesso privado. Desenhou também um tipo especial de sela de montar "à Relvas" e, como inventor, criou um salva-vidas, experimentado com sucesso na Foz do Douro em 1883.


Cheias no Tejo, Golegã, 1880 *
Campino a cavalo, 1870


  Foi criado em 2008  o Centro de Estudos de Fotografia da Golegã (CEFGA), na sequência de um protocolo assinado entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara da Golegã, com o objectivo de promover o ensino e a investigação na área da fotografia. Instalado na Golegã, o Centro de Estudos ambiciona afirmar-se como um pólo dinamizador da história, cultura e museologia fotográficas, nomeadamente através da gestão de colecções.  Este Centro tem também como objectivos específicos apoiar técnica e cientificamente a Casa-Estúdio Carlos Relvas.


BIBLIOGRAFIA

Obra que inclui uma dedicatória do autor, ao fotógrafo Carlos Relvas, à pagina 227 pode ler-se "este processo não é mais do que uma variante da albertipia. Deu ao Sr. Carlos Relvas magníficos resultados que puderam ser observados na Exposição Universal, na Secção Fotográfica de Portugal. Contém na página 224 uma fototipia da autoria de Carlos Relvas.

Contém uma dedicatória do autor a Carlos Relvas. Refere a importância da fotografia no progresso e desenvolvimento do país e destaca o papel fundamental do Estado Português [D. Luís], na fundação da Secção Fotográfica, em Portugal, que se realizou no dis 1 de Dezembrode1876.  

Nicéphore Niépce Inventeur de la Photographie

A obra tem presente uma dedicatória do autor ao fotógrafo Carlos Relvas. A. Davanne atribui neste estudo a invenção da Fotografia ao Sr. Nicéphore Niépce.

L´Atelier de L´Amateur

Livro de referência dos fotógrafos amadores da época. Descreve de uma forma simplificada os utensílios indispensáveis ao fotógrafo amador presentes na elaboração do seu atelier.

A Arte Photographica - Revista mensal dos Progressos da Photografia e Artes Correlativas

Conceituada revista portuguesa sobre a temática da fotografia, editada no Porto, entre 1884 e1885. Colaboraram nesta revista ´fotógrafos de renome internacional, dentre os quais sobressai o nome de Carlos Relvas.




 

LINKS:










Fontes: 
Fotos -
                Internet
             * Banco de Imagens da Casa-Estúdio Carlos Relvas

 Vídeos -

             * Site da Casa-Estúdio Carlos Relvas







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