terça-feira, 23 de novembro de 2010

ARTES VISUAIS

  2- Materiais instrumentos e técnicas


Bruce Nauman- "Fonte"- Performance
  No séc. XX as noções de instrumento, material e suporte artístico alargaram-se bastante com a introdução de novas técnicas, descoberta de novos materiais e a integração de novos conceitos na arte. Assim, nos anos 60 o próprio corpo humano passa a ser considerado “material” e “suporte” em simultâneo, como na “Body Art”. Ligados a esta corrente surgem também os “Happenings” e as “Performances”, que são atuações e intervenções artísticas teatrais feitas por vezes pelos próprios artistas/atores.



Yves Klein  “Antropometria do Período Azul” - Performance
  As pesquisas efetuadas pelo anatomista alemão Gunther Von Hagens a partir de 1977 no que respeita à preservação de órgãos e cadáveres humanos conduziram a um novo tipo de obra de arte em que é utilizado o corpo humano. Segundo um método chamado plastinização que evita a degradação dos tecidos orgânicos, os corpos são preparados e posteriormente apresentados como esculturas. As obras deste artista têm sido expostas suscitando uma grande controvérsia por serem utilizados cadáveres humanos reais .


Gunther Von Hagens
              Plastinizações de Gunther Von Hagens
  As paisagens naturais podem também ser utilizadas como suportes para a realização de manifestações artísticas como na “Land Art” .Noutros casos os objetos de uso diário são tirados do seu contexto habitual e considerados objetos artísticos como os “ReadyMade” dos grupos Dada e Surrealista.   Nas “Instalações” os materiais e os suportes passam a estar condicionados à originalidade da ideia artística e expressiva utilizando-se todo o tipo de materiais e objetos.
Marcel Duchamp - "A fonte" (Ready made)

Marcel Duchamp - "Escorredor de garrafas" (Ready made)

                 Land Art - Dennis Oppenheim   -  “Anéis do fim do ano”  1968
       Land Art - Robert Smithson  -  “Espiral”

Bruce Nauman "Days and Giorni’ - (espiral em néon)
 Philadelphia Museum of Art

 Os materiais considerados “clássicos”, como a cerâmica, a madeira, o metal o vidro, etc. foram usados durante séculos (e ainda o são hoje) sem grandes alterações na sua composição. No século XX começaram a utilizar-se processos mais sofisticados que tornam os materiais quase irreconhecíveis. A integração de novas ligas metálicas, a invenção de fibras compostas, a invenção e evolução de materiais, como os polímeros, fibras de vidro, fibras de carbono, vidro acrílico, luzes de néon, etc., transformou as técnicas usadas em todos os setores e até na arte.



Sem comentários:

Enviar um comentário