sábado, 27 de novembro de 2010

A FOTOGRAFIA COMO ARTE


   No início do século XX, tomou-se consciência de que a fotografia alcançara já uma autonomia e estética própria que conduziu a um novo e importante relacionamento com a pintura. Os fotógrafos e os pintores descobriram então em conjunto as possibilidades ilimitadas de produzir arte com esta nova “ferramenta”, cujos avanços tecnológicos constantes lhes proporcionavam novas e inesperadas formas de o fazer.
"Lágrimas" - Man Ray

   Embora as duas formas de expressão visual coexistissem já, as suas evoluções artísticas permaneceram independentes embora de forma paralela. O medo do contacto entre elas era ainda grande, faltava ainda reconhecer a fotografia como arte e eliminar as fronteiras entre esta e as artes criativas.
   Com o passar do tempo, a fotografia conseguiu aceitação e os “fotógrafos artistas” conseguiram impor-se com as suas pequenas imagens a preto e branco. Diversos estilos surgiram e a fotografia tornou-se uma componente significativa da nossa cultura.
   Antes da primeira Guerra Mundial os artistas questionavam a arte moderna e procuravam novas ideias e formas de expressão o que incluiu a fotografia. Alguns pintores, como os vanguardistas russos Alexander Rodchenko e El Lissitzky, o dadaísta e surrealista americano Man Ray ou o construtivista húngaro Lászlo Moholy-Nagy, foram pioneiros na utilização da fotografia como expressão artística, tendo sido alguns deles, como Man Ray, mais conhecidos como fotógrafos do que como pintores. Mas estes eram ainda exemplos de exceção.


Alexander Rodchenko
"A fotografia altera as formas de observar e de pensar: as fotografias valem como verdadeiras e os quadros como artificiais. Com o aparecimento da fotografia não se podia continuar a acreditar na imagem pintada, a sua representação já não se movia, porque não era autêntica, antes inventada."

   É no início dos anos sessenta que a fotografia se torna parte integrante das atividades criativas de alguns artistas. O mundo urbano, os media e a publicidade são temas explorados por Andy Warhol e Robert Rauschemberg através da fotografia que se torna uma expansão da sua arte. As obras destes artistas são por vezes “fotografias pintadas”, deixa de haver separação entre uma arte e outra, fazendo ambas em simultânea parte da mesma obra.   Alguns artistas, como o alemão Gerhard Richter nascido em Dresden, utilizam a fotografia como filtro da realidade e como realidade pictórica independente. Nalgumas obras ele reproduz fielmente a fotografia pintando-a na tela.


Gerhard Richter - Grupo, 1965 (Pintura)
   Os fotógrafos sentiam-se cada vez mais atraídos pelo mundo da publicidade, da moda e das coisas mundanas, como os exemplos de Horst P. Horst e Richard Avedon.


Horst P Horst
 Horst P Horst - “Mainbocher Corset” 

   Esta expressão artística atingiu por fim o direito a estar num museu. Para além das artes visuais tradicionais da pintura, escultura, desenho e design, havia agora a “fotografia”.
Robert Rauschemberg

Sem comentários:

Enviar um comentário