quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Escrita

  
 
O surgimento da escrita vai chamar a si o papel mais importante por ter uma maior capacidade de registar em pormenor os acontecimentos passados. Esta situação manteve-se quase inalterada até ao século XX. Com o aparecimento da fotografia e a grande facilidade de reprodução das imagens, primeiro por processos fotoquímicos e mais tarde por processos eletrónicos e hoje em dia digitais a situação alterou-se. Estas novas tecnologias e a sua evolução fizeram progressivamente com que a “imagem” ocupasse de novo um lugar central na formação cultural e histórica dos indivíduos, libertando-os de certo modo, da dependência em relação ao papel impresso (escrito), que tinha surgido com a descoberta por Gutemberg dos carateres móveis e da imprensa no séc. XV.
   Podemos hoje dizer que a maior parte da consciência e dos conhecimentos do passado histórico recente do homem contemporâneo provém de fontes imagéticas e não escritas. São as fotografias, os filmes, os vídeos, os programas de TV, os Cd-rom que modelam o pensamento e constroem a história do homem atual.
   Como quaisquer formas representativas da vida, as “imagens”sempre exerceram e continuarão a exercer influência no decurso da história do homem por atuarem na sua formação sociocultural e psicológica.
Gutemberg



 
Biblia de Gutemberg- 1488

A prensa de Gutemberg

  

Sem comentários:

Enviar um comentário