terça-feira, 23 de novembro de 2010

ARTES VISUAIS

1- Materiais, instrumentos e técnicas   

Quando se analisa o percurso do homem no mundo, verifica-se que este sempre teve necessidade de exteriorizar os seus pensamentos e sentimentos, comunicando-os através da língua, das imagens desenhadas e pintadas, dos objetos, e mais tarde através da escrita. A evolução dos povos projeta-se pois, através de obras de diversos tipos e objetos, que são marcas culturais materializadas sob diversas formas.
    Perante o fascínio que sentimos pelas obras artísticas, quer seja uma pintura rupestre, uma máscara africana, uma música tradicional, uma sinfonia de Beethoven, um quadro de Picasso ou de Van Gogh etc., interrogamo-nos acerca da estranha capacidade que a obra de arte tem de provocar tal efeito.
    O que acontece é que só o homem possui a capacidade de se admirar e fascinar perante os fenómenos e factos estéticos e exprimir-se e comunicar através da arte.
    Através do tempo e com a própria evolução do homem a arte esteve sempre associada à evolução das técnicas, instrumentos e suportes.
    Nas artes visuais tal como em todas as atividades humanas o primeiro e principal mecanismo é a visão, comandada pelo cérebro e tendo como instrumentos primevos as mãos. Elas fazem os gestos de desenhar, pintar, modelar, esculpir, etc. Os instrumentos artificiais, ou seja fabricados pelo homem, surgem mais tarde como objetos que fazem o prolongamento das mãos, facilitando a expressão das ideias no caso das artes visuais.
    Estes instrumentos fazem o registo das ideias, materializando visualmente o pensamento. Na base deste processo estão também os materiais, aplicados nos suportes segundo métodos e técnicas próprios. Hoje os instrumentos artísticos vão desde o lápis ao computador, passando por uma quantidade de objetos que servem para riscar, pintar, cortar, etc., de acordo com os materiais e suportes utilizados.
    Os materiais que estão associados às artes visuais são muito variados e vão desde os que estão ligados ao domínio bidimensional do desenho e da pintura, como riscadores, tintas, solventes, etc., aos ligados às técnicas de impressão, como chapas metálicas, linóleos, pranchas de madeira e suportes variados – papeis, telas, acrílicos, vidros e outros, assim como os que estão associados ao domínio tridimensional, como o barro, a pedra, o gesso, metais, madeiras, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário