sábado, 20 de novembro de 2010

IMAGEM MENTAL

Na nossa relação com os objectos e com o mundo vamos recebendo sinais (estímulos ou informações sensoriais) que estimulam os nossos sentidos e os enviam ao nosso cérebro onde passam a constituir informação.
    Essa informação agrupa-se em imagens mentais que reúnem as informações visuais, auditivas, tácteis, olfactivas que fomos recolhendo ao longo do tempo.
    A estas imagens mentais chamamos também “ideia”. Ter ou não ter “ideia” sobre determinado assunto significa que, não tendo informação sobre esse assunto, não formámos imagens mentais acerca dele. Exemplos disto são frases que dizemos como: «não faço a mínima ideia» ou «não tenho ideia, … não estou a ver …»
    No entanto a imagem mental não é uma soma, mas uma selecção das informações que temos, o que facilita a nossa relação com o mundo e com os outros. Por vezes a selecção das informações é tão grande que simplifica demasiado essa ideia mental, tornando-a um estereótipo, ou seja demasiado simples e que se repete sem alteração ou reflexão. Os estereótipos empobrecem a nossa imaginação e comunicação e devem ser evitados através da observação e aprofundamento dos nossos conhecimentos sobre as ideias dos outros e do mundo envolvente. Estes conhecimentos são adquiridos pela nossa observação, mas também pelo que aprendemos na escola, através da literatura, da arte da tradição, da ciência, dos meios de comunicação, como a televisão o cinema, a fotografia.

O olho


Sem comentários:

Enviar um comentário