terça-feira, 16 de novembro de 2010

Comunicação Visual


A caminho de Almourol-2008

    A comunicação visual está diretamente relacionada com a perceção visual. O limite da perceção sensorial visual de uma imagem, as ilusões de ótica, o movimento aparente, a capacidade de retenção de uma imagem na retina e o nível sociocultural do recetor são fatores psicofisiológicos que devem ser estudados e avaliados no desenvolvimento da comunicação visual
    Os meios da expressão e comunicação visual são as imagens visuais. Registos gráficos, desenho, pintura, escultura, fotografia, mas também o gesto, o cinema ou a televisão.
    As imagens visuais são representações de caráter visual que usam processos de registo diversos sobre suportes também diversos: desenho de grafite sobre papel, registo vídeo em suporte magnético ou película, registo fotográfico em suporte digital ou papel.
    O ato de comunicar acumula várias finalidades também na comunicação visual: a capa de um livro serve para proteger e indicar o que está no seu interior, mas também pode servir como meio de expressão do artista que a criou. As imagens visuais constituem-se em mensagens organizando e articulando de diferentes formas os Signos Visuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário