quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HISTÓRIA DAS IMAGENS

Pintura rupestre - Altamira, Espanha

Pintura rupestre - Altamira, Espanha

Pintura rupestre - Altamira, Espanha

   A relação existente entre o homem, a “imagem” e a sua utilização não é recente,
tendo esta surgido ao mesmo tempo que o homem consciente, ou seja, com a própria humanidade. É principalmente o sentido da visão em conjunto com os outros sentidos e a formação das imagens mentais que fornecem ao homem primitivo os principais meios de perceção do mundo, tanto a nível individual como coletivo. Não é por acaso que os primeiros registos imagéticos são constituídos por desenhos gravados nas paredes de cavernas (grutas de Lascaux e Altamira). Embora tenham surgido mais tarde novas formas de expressão como a escrita, esta não diminuiu a importância e o papel desempenhado pela “imagem” na formação das ideias. O próprio ato de recordar algum acontecimento leva-nos a pensar em imagens representativas desses acontecimentos, mesmo que estas não sejam totalmente fiéis aos factos em que pensamos.
   Estas ideias ou “imagens mentais” são por vezes reproduzidas em imagens ou representações concretas, através de desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, filmes, etc. que são o resultado de uma síntese, por vezes complexa da cultura adquirida e de elementos de ordem subjetiva mais profunda como sensações ou sentimentos de quem produz as imagens.
   Durante algum tempo a cultura do ser humano era formada principalmente pelas “imagens” daquilo que observava no seu dia a dia e que era armazenado pela sua memória visual. Com o aparecimento das culturas orais, a linguagem e a música tiveram também a função de perpetuar o passado e a identidade dos povos.

Pintura rupestre - Lascaux, França

Pintura rupestre - Lascaux, França

Pintura rupestre - Lascaux, França

Pintura rupestre - Lascaux, França

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