quarta-feira, 24 de novembro de 2010

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA

  Os primeiros passos de um invento prodigioso

       Niepce, Daguerre, Talbot, Chevalier e Bayard são considerados os pioneiros da fotografia.
   Desde a descoberta da fotografia, os mais importantes acontecimentos da História ficaram impressos para a posteridade. Depois apareceram novas técnicas fotográficas que permitiram fixar tanto o infinitamente pequeno (microfotografia) como o infinitamente grande como as fotografias do espaço (estrelas, planetas, etc.).
    Um dos primeiros anseios do homem foi sem dúvida a captura da luz. Depois de centenas de anos de tentativas frustradas, surgiram as primeiras caixas destinadas a armazenar os raios luminosos e com eles as primeiras imagens.
    Para conseguir fixar permanentemente essas imagens, foram necessários mil anos de estudos e investigações de duas ciências, a ótica e a química.
    Foi no século X, que o físico e matemático árabe Al-Haitam, conhecido no ocidente por Alhazen, seguindo a pista de um raio de Sol descobriu as primeiras imagens invertidas na obscuridade da sua tenda de campanha. Daí resultaram uma série de estudos sobre o comportamento da luz. A ele se deveu o enunciado dos princípios fundamentais da ótica e da observação dos primeiros eclipses, graças às imagens passadas através dos buracos da sua tenda-observatório, colocada em pleno deserto. É hoje considerado o pai do sistema ótico moderno.

Câmara escura
    Há 2500 anos, o princípio da câmara escura era observado na China por Mo Tzu e mais tarde por Aristóteles que morreu em 322 a.C., pelo erudito árabe Ibn Al-Haitam, o Inglês Roger  Bacon e o hebreu Levi ben Gershon .

    Leonardo da Vinci descreveu a câmara escura. Em 1558, o físico italiano Gianbattista della Porta publicou uma descrição muito clara do fenómeno. Em 1568 o veneziano Daniel Barbaro sugeriu acrescentar uma lente biconvexa à câmara escura para maior definição.




Sem comentários:

Enviar um comentário