segunda-feira, 29 de novembro de 2010

LENTES E Objetivas


As lentes das máquinas fotográficas são peças de vidro com  curvatura numa ou em ambas as faces, cuidadosamente talhadas, que desviam os raios luminosos, a fim de produzirem imagens nítidas na película. Controla-se a nitidez da imagem fazendo aproximar ou afastando a lente da película.
   Nas máquinas fotográficas quase nunca se utiliza apenas uma lente , mas sim várias  que formam um conjunto a que se dá o nome de “objetiva”.
   Existem muitas variedades de objetivas. As principais são a “normal, a “grande angular” e a “teleobjetiva”. A imagem dada por uma objetiva normal, que se encontra nas máquinas mais simples, cobre aquilo que conseguimos ver quando olhamos em frente. A grande angular cobre um panorama mais alargado. A teleobjetiva funciona como um telescópio, fazendo com que os objetos pareçam mais próximos de nós e maiores.
   Também existem objetivas especiais como a “olho de peixe" que nos dá uma imagem muito ampla e arredondada ou a objetiva “zoom” que é composta por muitas  lentes e que nos possibilita aproximar uma imagem distante que queremos fotografar. No caso de querermos fotografar objectos muito pequenos utilizamos objectivas macro.
   As objectivas macro são as que conseguem ter especiais relações de aumento, normalmente por conseguirem aproximar-se do objecto. Para uma proporção de 1:1 (tamanho real do motivo igual ao tamanho registado no sensor) é necessário conseguir, normalmente, uma distância mínima de focagem de +- 5 cm de distância ao motivo para uma objectiva de 50 mm.


Objectiva Normal
Objectiva Grande angular
Teleobjectiva
Objectiva macro

Objectiva olho de peixe

Objectiva zoom

1 comentário:

  1. Olá António,
    Gostei do teu blogue! Eu que sou um desastrado a tirar fotografias, fiquei curioso e fui ver o teu trabalho! Adorei o que vi! Posso aprender muito com o teu blogue! Parabéns pelo teu trabalho e por nos permitir aprender muitas coisas!
    Abraços
    Orlando

    ResponderEliminar